31 de janeiro de 2013

Os números como aliados do Corretor de Imóveis

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Mensurar é uma das ferramentas para melhorar seus resultados
O blog Saia do Lugar publicou uma dica bem interessante sobre a utilização dos números por parte do empreendedor. Achamos interessante compartilhar aqui, com uma pequena adaptação para o mercado imobiliário.

A dica é bem simples. Consiste em monitorarmos as ligações que fazemos e seus resultados. Com isso, conseguimos identificar qual o percentual de vendas efetuadas com base ao número de ligações realizadas. Assim, poderemos identificar quantas ligações precisamos fazer a mais para aumentar as vendas.

Claro que existem variáveis, mas essa prática já nos ajuda a ter uma base para planejar nosso próprio desempenho ou de nossa equipe de vendas.

"Se você conclui que 1 de cada 20 pessoas que você liga realiza a compra, você sabe que terá que fazer 100 ligações para realizar 5 vendas. E se quiser duplicar suas vendas na semana seguinte, terá que fazer 200 ligações."  Daniel Pereira

Para o corretor de imóveis, esse tipo de análise pode ser usada para mensurar a quantidade de ligações que precisa fazer, ou receber, para efetivar uma venda. Mesma aplicação para o caso de contatos recebidos pelo site. Do total de novos contatos recebidos no mês, quantos efetivam a venda? Este resultado pode ser usado como base para uma estratégia de vendas.

Identificando a taxa de conversão - (Quantidade de vendas / Número de novos clientes ) x 100 - você poderá projetar quantos novos clientes precisa ter para atingir uma meta de vendas. E, com base nisso, é possível planejar como captar novos clientes e traçar estratégias e ações para este fim. Uma dica é configurar o seu site para identificar a origem dos visitantes que mais geram contatos.

Indo mais além, se sua taxa de conversão está muito baixa, poderá traçar estratégias para aumentá-la. Para isso é necessário identificar onde você está perdendo os clientes. A resposta pode estar em uma má administração de follow up, na quantidade de imóveis de sua carteira, nos preços, na situação econômica (se há uma queda de vendas no mercado, provavelmente sua taxa de conversão será menor). Identificando o motivo, parta para a criação de estratégias e ações para virar o jogo.

Viu como os números e as análises podem lhe trazer vantagens?

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