14 de janeiro de 2013

Apartamentos Pequenos | Dicas de Decoração

1 comentários
Menor apartamento da Suécia com 12m²
Menor apartamento da Suécia com 12m²
Este apartamento, na Suécia, tem apenas 12m². Isso mesmo, 12m². Fica em Lund e, apesar de minúsculo, é muito disputado por estudantes. O imóvel tem uma cama, mesa, cozinha, banheiro e claro, uma mesa de estudos. Perfeito para estudantes.
Tentou imaginar viver em tão pouco espaço?
Viu como seu imóvel não é tão pequeno assim?
Veja então algumas dicas de como decorar apartamentos pequenos.

O apartamento da Suécia é bem menor que o seu, mas algumas ideias são bem aproveitáveis. É raro, mas com um pé-direito mais alto é possível elevar a cama e aproveitar o espaço embaixo dela. Esta é uma ótima alternativa para quartos de crianças. A cama fica na altura de cima do beliche e abaixo, com boa iluminação, você faz uma área de estudos ou um closet.


Dica 1 - Beliche no quarto das crianças

Cama beliche com penteadeira embaixo.
Cama beliche com penteadeira embaixo
Veja esta solução para um quarto de menina.  Em cima a cama, que pode ter grades de proteção, e embaixo balcão, escrivaninha e penteadeira. Você cria o espaço dos sonhos de uma menina sem ocupar o quarto inteiro. Ainda sobrará bastante espaço no quarto para um armário e para circulação.

Dica 2 - Espelhos

São muito utilizados para dar ideia de ambientes amplos. Distribua espelhos grandes em lugares estratégicos e tenha sensação de espaços maiores. É uma boa estratégia para o banheiro, quarto do casal e sala. Apenas tome cuidado para não confundir os convidados. Evite em espaços de passagem.

Dica 3 - Integre as peças

Evite divisões. Elimine portas e paredes quando possível. Integre quartos menores com a sala, ou, junte 2 quartos. Quanto menos paredes, maior a sensação de espaço.

Cozinha americana
Cozinha americana

Dica 4 - Cozinha Americana

Junto com a ideia de integração precisamos falar da cozinha americana. É ótima para ganhar espaço e para integrar família e amigos. Com a cozinha americana você aproveita o espaço que seria uma parede para colocar um balcão que servirá de mesa. isso vai economizar um bom espaço. Se você tem por hábito receber amigos para jantar, compre mais uma mesa pequena, que dê para abrir e use como apoio, integrada com a sala. Faça um armário sob medida que integre a mesa e tenha espaço para guardar as louças, taças, etc.


Dica 5 - Nichos em Apartamentos Pequenos

Nichos em Apartamentos Pequenos | Arquiteta Denise Monteiro
Nichos em Apartamentos Pequenos | Arquiteta Denise Monteiro
Ao invés de móveis grandes, aposte em nichos para ganhar espaço. Televisão pendurada em um tablado de madeira, cercada de nichos e balcão vão garantir um bom aproveitamento de espaço e poucas opções de bagunça. Aproveitamos para recomendar um outro artigo sobre organização e limpeza que vai ajudar muito a ter um apartamento pequeno bem ordenado.

Dica 6 - Cores Claras

Esse é outro recurso importante para apartamentos pequenos. Utilize cores claras, principalmente na sala e cozinha, que são os espaços onde você terá mais tempo de convivência e permanência. Use paredes claras e móveis brancos, deixe para usar cores na decoração.

Dica 7 - Closet

Nem sempre é possível encaixar um closet, principalmente em um cômodo pequeno. Mas o closet oferece mais espaço e deixa o ambiente mais clean. Uma ideia é usar um dos quartos como closet fazendo o acesso através do quarto do casal. Ou, em um apartamento de 3 quartos, separe o quarto do meio, faça metade closet e outra metade escritório ou quarto de brincar.

Apartamento pequeno móvel para banheiro
Apartamento pequeno | móvel para banheiro

Dica 8 - Móveis pensados

Sim, planeje seus móveis, mesmo que não vá fazer sob-medida. Cama baú é perfeita para guardar cobertas, toalhas, malas e vários itens que você nunca tem onde colocar. Nichos nas laterais da cama também são bons para livros e objetos de decoração.
No banheiro procure móveis que permitam uma pequena dispensa para itens de banheiro: papel higiênico, sabonete, toalhas.

Veja na foto. Acima do sanitário tem prateleiras e espaço para toalhas. Você pode optar por nichos ou um pequeno armário fechado integrado com o móvel da pia.  Nesta foto o banheiro é bem pequeno e a solução ficou prática e bonita. Até espaço para decoração ela conseguiu.



Dica 9 - Planeje

A última dica é planejar e buscar referências. Veja fotos e soluções para pequenos espaços. Cada cômodo tem algum detalhe especial que pode ser otimizado. Vá reunindo ideias e imaginando elas integradas na sua casa. Assim você vai criando o ambiente e poderá colocar suas ideias em prática. Só tome cuidado para não querer usar todas as ideias que você acha legal em um ambiente só. Você precisará fazer boas escolhas.

E então, gostou das dicas? Tem alguma dica legal que pode ser compartilhada? Deixe sua sugestão nos comentários!


Um comentário até o momento

  1. Unknown says:

    Oi! Onde vende o beliche da foto do quarto de menina?
    Grata

Deixe uma mensagem