7 de janeiro de 2013

10 hábitos para manter a casa limpa

2 comentários
10 hábitos para deixar sua casa limpa
10 hábitos para deixar sua casa limpa

O site I Dream of Clean trouxe um artigo bastante interessante com 10 hábitos para manter a casa limpa. Gostamos tanto que o traduzimos e adaptamos a realidade brasileira para poder compartilhar com vocês.

Antes de começar a falar em limpeza, precisamos ter consciência que uma casa perfeitamente limpa o tempo todo só será possível se você não tiver filhos, nem marido, nem visitas, nem animal de estimação. Ou seja, casa 100% limpa só existe se não houver vida nela. E mesmo uma casa vazia logo fica repleta de teias de aranha, mofo e pó.

Casa 100% limpa só existe em foto de revista de decoração!

Precisamos entender que um pouco de sujeira e bagunça é sinal de diversão e de vida. Devemos nos convencer que casa habitada terá coisas fora do lugar. Só precisamos um pouco de ordem para que não esteja sempre tudo fora do lugar.

Para facilitar nossa vida, o artigo mostra 10 dicas para deixar sua casa organizada e limpa por mais tempo, mesmo com a vida fluindo normalmente dentro dela.

1 - Deixe sua pia brilhando

Deixe sempre sua cozinha em ordem. Reserve 15 minutos no fim do dia para guardar a louça, colocar a louça suja na máquina de lavar e limpar o fogão. Deixe tudo guardado e limpinho, pronto para começar o novo dia!

Lave roupas diariamente
Lave roupas diariamente

2 - Lave roupas diariamente

Ao invés de esperar sempre o fim de semana para lavar as roupas, experimente lavar um pouco todo dia. Ou dia sim, dia não. O importante é não deixar acumular roupas na lavanderia.

Quando acordar, coloque a roupa na máquina e antes de sair, coloque para secar. Se você almoça em casa, ao chegar já poderá recolher. Caso contrário, deixe as roupas estendidas dentro de casa, que elas estarão secas no fim do dia, sem ficar torrando no sol o dia inteiro.

3 - Busque correspondência diariamente

Deixe sua caixa de correspondências limpa. Busque cartas todo dia, ou dia sim, dia não. O importante é não acumular correspondência. Coloque o que não interessa fora imediatamente e guarde as contas em uma caixa ou gaveta específica para isso. Não deixe os papéis rolando pela casa.

Aparador para entrada da casa
Aparador para entrada da casa

4 Crie um centro de comando

Essa dica é ótima. Tem coisas que usamos sempre e que precisam ficar fáceis de pegar. São essas coisas que, geralmente, ficam espalhadas pela casa e dão a impressão de bagunça. Se você criar um espaço, de fácil acesso para elas, o problema se resolve. Chave, carteira, celular e bolsa são coisas que largamos assim que chegamos em casa. Nada melhor que ter um aparador perto da porta para guardarmos esses gadgets. Aproveite para deixar junto um mural de recados, papel, caneta, um porta chave e um cabideiro.

Outras coisas que geralmente acabam virando bagunça são objetos para devolver, lembrar de pegar, etc. Eles também precisam de um espaço. Um baú, uma caixa, algo que fique a vista, mas coloque "ar" de arrumado ao ambiente.

Tenha espaço para tudo
Espaço para tudo
Se você já pediu várias vezes para seu marido e filhos não deixarem os casacos jogados na sala e eles não conseguem aprender. Acabe com as brigas e coloque um cabideiro. Assim os casacos ficarão espalhados, mas de forma organizada e até estilosa.

Se você tem mais filhos, determine um espaço para as coisas de cada um, com uma foto ou com o nome deles, assim você já os ensina a importância da organização.

5 - Jogue lixo no lixo

Parece óbvio, mas por falta de atenção ou preguiça, quase sempre deixamos embalagens, papel e etiqueta de compras em cima de qualquer coisa ao invés de levar imediatamente ao lixo. Se nos disciplinarmos a jogar o lixo no lixo na hora em que o produzimos, daremos um passo muito grande em termos de organização e limpeza em nossa casa.

Se for o caso, espalhe lixeiras pela casa. Um amigo fiel da disciplina é a facilidade. Seu filho nunca vai levantar do computador no quarto para ir até a cozinha levar a embalagem de biscoito no lixo. Coloque uma lixeira no quarto dele.

6 - Ordene a casa antes de dormir

Não é fazer faxina, mas deixar a casa organizada. Recolher o lixo que deixamos espalhado por distração, colocar as coisas no devido lugar, guardar casacos e sapatos. Em pouco tempo você ordena tudo. E será muito mais gostoso acordar no dia seguinte com uma casa ordenada.

7 - Crie um cronograma de limpeza

Você não precisa limpar toda a casa no mesmo dia. Isso será cansativo e dificilmente você conseguirá um dia livre para limpar toda a casa. Crie um cronograma de limpeza. Veja tarefas mais rápidas e distribua durante a semana. Já as tarefas maiores faça no fim de semana.

Por exemplo, limpe o banheiro na segunda, passe aspirador na terça, quarta dê uma geral na cozinha e quinta tire o pó. No sábado limpe janelas e ensine as crianças a limpar o jardim com você, assim você torna a tarefa uma brincadeira.

Estante de vidro para guardar coleções
Estante de vidro para guardar coleções

8 - Seja minimalista

Reduza o que limpar e reduza seu estresse. Quanto menos coisas para sujar, menos terá que limpar. Então se você não tem muito tempo para faxina, não tenha uma estante cheia de pequenos enfeites. E se tiver uma coleção imensa de lembranças de viagem, coloque em um armário de vidro, que não pegue tanto pó.

Se você não aguenta ver flores caídas na calçada, não plante um Ipê Amarelo no seu jardim. Prefira uma palmeira que faz menos sujeira.

Não tenha cachorro dentro de casa, para não ter que varrer a casa todo dia. Ou até, escolha uma casa menor, assim terá menos lugar para bagunçar.


9 - Faça uma coisa por vez

Às vezes temos uma lista enorme de coisas para melhorar, arrumar, comprar ou reformar. É tanta manutenção que ficamos estressados. Foque em uma coisa de cada vez. Crie uma lista de prioridades e ajuste ao tempo e dinheiro que terá para resolver cada item. Faça um planejamento e vá realizando aos poucos. Você vai ver que logo sua lista de pendências diminuirá.

Se a tarefa for muito longa, crie divisões. Se o objetivo é arrumar o armário, você não precisa ficar 5 horas fazendo isso. Para fazer tudo de uma vez só, precisará abdicar de seu lazer e isso lhe causará estresse. Controle a ansiedade, organize primeiro uma gaveta, depois os cabides e assim por diante.

10 - Tenha um canto da bagunça

Reserve um armário, uma gaveta, um baú, para colocar tudo o que você não sabe onde guardar. Uma casa organizada precisa de um espaço assim. Claro que você deverá arrumar esses armários de vez em quando, mas ele vai dar uma boa liberada nas coisas que você não sabe onde guardar.

Keep Calm and Get Organized
Keep Calm and Get Organized

Viu que apenas alguns hábitos já deixam nossa casa mais limpa e organizada?

Metade das dicas são para manter as coisas nos lugares e criar lugares adequados para cada coisa. A outra metade envolve um pouco de disciplina e planejamento para realização das tarefas. Assim sua casa ficará mais limpa, ordenada e sua vida terá menos estresse.

E então, vamos tentar?

2 comentários até o momento

  1. Anônimo says:

    adorei as dicas vou tentar e serei uma vencedora
    um abraço e obrigado.........

  2. Anônimo says:

    Gostei, simples e objetivo. Parabéns e obrigada pelas dicas

Deixe uma mensagem