2. E quais desses canais geram mais contatos?
3. E quais geram mais vendas?
O uso de ferramentas como o Google Analytics permite facilmente responder a primeira questão e, com a configuração de metas, é possível responder também a seguda. Neste artigo explico como responder a terceira questão através de um simples ajuste no seu site.
O Problema
Há alguns anos que a internet passou a ser um dos principais canais de captação de clientes das imobiliárias. Além de investir em um site caprichado e de divulgar suas ofertas em diversos portais, as imobiliárias estão direcionando uma parte cada vez maior de sua verba publicitária na Internet. Uma das características da publicidade na Internet é a possibilidade mensuração dos resultados.
Através do Google Analytics, você pode saber quantas visitas seu site recebe e de onde elas vêm (fontes de tráfego). Com esta informação, você pode decidir investir para criar novas fontes de tráfego ou ainda para aumentar o tráfego das já existentes.
Porém, apenas atrair mais visitas não basta. É preciso trabalhar para melhorar sua qualidade, ou taxa de conversão. Ou seja, quantos contatos essas visitas geram? Para avaliar a conversão de visitas em clientes, você pode configurar metas. Você pode, por exemplo, definir a página de confirmação do envio do formulário de contato como URL de destino, ou então configurar o disparo de um evento quando o usuário inicia um atendimento online. Com isto você já tem mais informações para avaliar quais as fontes de tráfego geram mais contatos e direcionar melhor seu investimento.
Porém, com o uso de metas desta forma você não tem o vínculo do cliente específico com sua fonte de tráfego. E se você questioná-lo como foi que ele chegou até você, provavelmente ele vai lhe dizer apenas que foi através do site. Existe uma forma simples de saber saber a fonte de tráfego ao receber um contato de um usuário pelo site.
A Solução
A solução consiste em incluir no formulário de contato de seu site as informações de fonte de tráfego geradas pelo Google Analytics, que estão armazenadas em um cookie. Veja o passo-a-passso de como fazer isto em um site em PHP:
Passo 1:
Baixe o Google Analytics PHP cookie parser, descompacte a classe class.gaparse.php em seu projeto e inclua na página que possui o formulário de contato:
<?php require("class.gaparse.php"); $aux = new GA_Parse($_COOKIE); ?>
Passo 2:
Crie campos hidden no formulário de contato para cada parâmetro de fonte de tráfego.
<input type="hidden" name="origem" type="hidden" value="<?php echo $aux->campaign_source ?>"> <input type="hidden" name="campanha" type="hidden" value="<?php echo $aux->campaign_name ?>"> <input type="hidden" name="meio" type="hidden" value="<?php echo $aux->campaign_medium ?>">
Você pode utilizar também o termo da campanha (campaign_term) que são as palavras chaves utilizadas na busca e conteúdo (campaign_content).
Passo 3:
Na rotina que monta o email ou que grava o contato no banco, inclua as informações de origem recebidos pelos parâmetros criados no passo 2.
O Resultado
A partir de agora, quando você receber um contato, saberá a origem do acesso daquele contato específico e assim poderá analisar quais fontes de tráfego do seu site geram mais vendas.
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Exemplo de email recebido após a implementação da solução. |
Em suas campanhas online você pode adicionar parâmetros de campanha nas URLs utilizadas. Se os imóveis de sua imobiliária estão publicados no Tá Tri, entre em contato pelo email imoveis@tatri.com.br solicitando a ativação dos parâmetros de campanha nos links dos seus imóveis.