6 de junho de 2012

O funil de vendas: da origem da visita à venda

0 comentários
1. Quais os canais que geram mais visitas para o meu site?
2. E quais desses canais geram mais contatos?
3. E quais geram mais vendas?

O uso de ferramentas como o Google Analytics permite facilmente responder a primeira questão e, com a configuração de metas, é possível responder também a seguda. Neste artigo explico como responder a terceira questão através de um simples ajuste no seu site.

O Problema

Há alguns anos que a internet passou a ser um dos principais canais de captação de clientes das imobiliárias. Além de investir em um site caprichado e de divulgar suas ofertas em diversos portais, as imobiliárias estão direcionando uma parte cada vez maior de sua verba publicitária na Internet. Uma das características da publicidade na Internet é a possibilidade mensuração dos resultados.

Através do Google Analytics, você pode saber quantas visitas seu site recebe e de onde elas vêm (fontes de tráfego). Com esta informação, você pode decidir investir para criar novas fontes de tráfego ou ainda para aumentar o tráfego das já existentes.

Porém, apenas atrair mais visitas não basta. É preciso trabalhar para melhorar sua qualidade, ou taxa de conversão. Ou seja, quantos contatos essas visitas geram? Para avaliar a conversão de visitas em clientes, você pode configurar metas. Você pode, por exemplo, definir a página de confirmação do envio do formulário de contato como URL de destino, ou então configurar o disparo de um evento quando o usuário inicia um atendimento online. Com isto você já tem mais informações para avaliar quais as fontes de tráfego geram mais contatos e direcionar melhor seu investimento.

Porém, com o uso de metas desta forma você não tem o vínculo do cliente específico com sua fonte de tráfego. E se você questioná-lo como foi que ele chegou até você, provavelmente ele vai lhe dizer apenas que foi através do site. Existe uma forma simples de saber saber a fonte de tráfego ao receber um contato de um usuário pelo site.

A Solução

A solução consiste em incluir no formulário de contato de seu site as informações de fonte de tráfego geradas pelo Google Analytics, que estão armazenadas em um cookie. Veja o passo-a-passso de como fazer isto em um site em PHP:

Passo 1:

Baixe o Google Analytics PHP cookie parser, descompacte a classe class.gaparse.php em seu projeto e inclua na página que possui o formulário de contato:

<?php
require("class.gaparse.php");
$aux = new GA_Parse($_COOKIE);
?>

Passo 2:

Crie campos hidden no formulário de contato para cada parâmetro de fonte de tráfego.

<input type="hidden" name="origem" type="hidden" value="<?php echo $aux->campaign_source ?>">
<input type="hidden" name="campanha" type="hidden" value="<?php echo $aux->campaign_name ?>">
<input type="hidden" name="meio" type="hidden" value="<?php echo $aux->campaign_medium ?>">

Você pode utilizar também o termo da campanha (campaign_term) que são as palavras chaves utilizadas na busca e conteúdo (campaign_content).

Passo 3:

Na rotina que monta o email ou que grava o contato no banco, inclua as informações de origem recebidos pelos parâmetros criados no passo 2.

O Resultado

A partir de agora, quando você receber um contato, saberá a origem do acesso daquele contato específico e assim poderá analisar quais fontes de tráfego do seu site geram mais vendas.

Print de email
Exemplo de email recebido após a implementação da solução.

Em suas campanhas online você pode adicionar parâmetros de campanha nas URLs utilizadas. Se os imóveis de sua imobiliária estão publicados no Tá Tri, entre em contato pelo email imoveis@tatri.com.br solicitando a ativação dos parâmetros de campanha nos links dos seus imóveis.

Deixe uma mensagem