19 de junho de 2012

Tá Tri Imóveis agora está na nuvem

1 comentários
Em junho de 2012 migramos o Tá Tri para um servidor virtual ou cloud server. Este artigo fala sobre a evolução de infraestrutura do Tá Tri desde o seu começo e sobre nossa parceria com a Under TeHospedo.

Lançamento do Tá Tri

O Tá Tri Imóveis foi lançado em abril de 2008 e seu desenvolvimento iniciou em 2007. Nós resolvemos apostar em uma tecnologia bastante nova na época, o Ruby on Rails, e uma das primeiras empresas de hospedagem no Brasil que oferecia suporte a Ruby on Rails foi a Under TeHospedo.
Inicialmente contratamos um plano de hospedagem compartilhado comum. Porém, apenas três meses após o lançamento do site fomos notificados de que o Tá Tri estava utilizando mais recursos do que o previsto para o plano. Infelizmente, o motivo não foi um mega-sucesso do site logo de início e sim pelo fato de a primeira versão ser bastante pesada mesmo.
Com uma série de otimizações para aliviar a carga da aplicação do banco de dados, conseguimos manter o Tá Tri rodando no plano compartilhado até junho de 2009.

Primeira migração e parceria com a Under TeHospedo

As visitas ao Tá Tri foram aumentando e o volume de imóveis processados por dia também. Com isso, em meados de 2009 já não era mais possível manter o Tá Tri em um plano de hospedagem básico. Foi aí que nasceu a parceria do Tá Tri com a Under TeHospedo e migramos para um servidor semi-dedicado, com mais capacidade de processamento.
Quando renovamos a parceria em outubro de 2010, Roberto Bertó, CEO e fundador da Under TeHospedo, previu que o futuro do Tá Tri seria na nuvem.

A nuvem

A parceria entre Tá Tri e Under TeHospedo foi mais uma vez renovada em abril de 2012. No final de maio, iniciamos a migração para um servidor cloud da Under TeHospedo, pois o servidor semi-dedicado não era mais adequado às nossas necessidades.
Aproveitamos este momento e fizemos também uma avaliação da mais famosa plataforma de computação em nuvem, a Amazon Elastic Compute Cloud (EC2). Apesar de a Amazon ter uma infraestrutura e um sistema de gerenciamento realmente fantástico, o desempenho de uma máquina de custo razoável ficou muito abaixo do necessário para o Tá Tri.
Rodamos o Tá Tri por um dia em um servidor m1.small da Amazon EC2 e o tempo médio de resposta das requisições foi até 7 vezes maior do que o Under Cloud 2. Apesar de o m1.small ter apenas um core, acreditamos que uma configuração com dois cores da EC2 ainda ficaria com desempenho bastante abaixo do Under Cloud 2. Veja a comparação:
No dia 03/06/2012 finalizamos a migração do Tá Tri para o Under Cloud e estamos muito satisfeitos com o desempenho. O tempo médio de resposta das requisições está 35% menor em relação ao plano anterior (semi-dedicado).
Agora que o Tá Tri está na nuvem, esperamos proporcionar um serviço mais ágil e estável a nossos usuários. Outra grande vantagem de um servidor dedicado é a maior flexibilidade em sua configuração. Por exemplo, decidimos trocar de servidor web: do Apache passamos para o Nginx. Além disso, quando for preciso mais recursos, bastará expandir a memória e/ou o número de CPUs da máquina virtual sem a necessidade de migrar para outro servidor.
Desta forma, a parceria entre Tá Tri Imóveis e Under TeHospedo tem tudo para continuar dando bons resultados, agora na nuvem.

Um comentário até o momento

  1. Anônimo says:

    Muito bom o Cloud da Under

Deixe uma mensagem