2 de abril de 2013

Alugar ou Comprar imóvel quando mudar de cidade?

0 comentários
Alugar ou comprar o imóvel quando mudar de cidade?
Alugar ou comprar o imóvel quando mudar de cidade?
Está aí uma dúvida que assola todo mundo que se vê diante de uma necessidade de mudança de cidade.
Seja qual for o motivo e o destino, mudanças exigem planejamento para que nada saia errado e  que o estresse seja reduzido.

Quando a mudança acontece para outra cidade, muitas vezes ficamos na dúvida. De um lado o conforto de comprar o imóvel e ter liberdade para reformá-lo do jeito que quisermos. De outro, a praticidade do aluguel. É preciso fazer uma lista de prós e contras antes de tomar a decisão.




Mudança para outra cidade - O que avaliar

Riscos desta mudança

Se você conseguiu um emprego novo em uma empresa privada, as incertezas são maiores. Existe o tempo do contrato de experiência, existe a dúvida se você realmente vai se adaptar à empresa e se a empresa vai se adaptar a você. Então por mais certa que seja a oportunidade, existe de fato um risco de não dar certo e um período de avaliação.

Se este for o seu caso, avalie a cidade de destino. Se for um lugar onde não existam muitas oportunidades de trabalho, opte pelo aluguel, pois caso o emprego não dê certo, você dificilmente terá outras oportunidades neste destino.

Agora se você se mudou para uma cidade cheia de oportunidades, como uma capital, avalie se seu objetivo é morar ali apenas pelo emprego que conseguiu, ou deseja morar mais tempo na cidade.

Vale comprar imóvel quando mudar de cidade?
Vale comprar imóvel quando mudar de cidade?
Se sua intensão de mudança é exclusivamente por conta do trabalho, é recomendável alugar um imóvel no primeiro ano, assim você cumpre o contrato de experiência tranquilamente, conhece a cidade, avalia os melhores lugares para morar e ainda confirma seu desejo de permanecer ali. Depois de uns meses poderá prever quanto tempo você tenderá a ficar na cidade e aí poderá resolver se vale a pena comprar um imóvel ou se é mais vantagem manter o aluguel.

Se você é funcionário público e mudou de cidade por uma oportunidade de longo prazo, a compra do imóvel é uma boa opção. De qualquer forma, vale dar-se um tempo de adaptação, pagando aluguel, para escolher a melhor opção de imóvel na cidade.

Já se a mudança for por conta de estudos, avalie o tempo do curso: para o mestrado, serão necessários 2 anos; o doutorado, são 4 anos. Neste período existe uma grande tendência de fazer vínculos maiores na cidade, o que torna o retorno para a cidade natal menos provável.

Se seu filho estiver em uma fase de mudança de ciclo escolar, por exemplo, começando o ensino médio ou a faculdade, as mudanças são mais complicadas, então provavelmente sua família vai preferir permanecer no destino até o fim do ciclo escolar, o que representará um período mais duradouro.

Antes de decidir alugar ou comprar imóvel você deve avaliar

- quanto tempo ficará no destino?
- quais os riscos do seu objetivo no destino?
- você construirá vínculos no destino?
- existem outros fatores que podem te prender no destino?
- a cidade oferece boas e variadas oportunidades de trabalho?
- você gosta ou tende a gostar da cidade?
- você está disposto a construir a vida nesta cidade ou a vê apenas como uma passagem?

Avaliando estes fatores terás mais segurança para decidir entre alugar ou comprar o imóvel.

De qualquer forma, um período de adaptação é importante. Se preferir evitar a burocracia do aluguel, avalie as opções de hotel e hospedagem long stay. Os estabelecimentos sempre tem preços diferenciados para estadas mais longas. Pense nisso!




Deixe uma mensagem