5 de março de 2013

Bixo, e agora? Dicas de onde morar

0 comentários
Bixo e agora? Como decidir onde morar
Bixo e agora?
Período de vestibular é sempre movimentado. Existem muitos e muitos artigos de como estudar para as provas, o que comer no dia da prova, quem chegou atrasado e não conseguiu entrar nos portões, etc. Porém, existem poucos artigos que falam como será sua vida depois de passar no vestibular. Sim, você é BIXO, e agora?




A Thais Godinho, do blog VidaOrganizada.com, trouxe um artigo bem legal sobre o pós-vestibular, mais especificamente sobre algumas dicas para quem vai mudar de cidade para estudar.

No artigo ela dá três dicas básicas:
Informe-se;
Onde e como morar;
Aproveite e interaja com a cidade

Como nosso chão é onde morar, vamos agregar nossas dicas neste campo.

E agora, onde vou morar?

Primeiro você precisa avaliar as possibilidades de moradia em outra cidade:
- república de estudantes
- casa de estudante
- alugar apartamentos
- comprar apartamento
- morar com um parente
- dividir um imóvel
- morar sozinho

O que avaliar antes de tomar a decisão

Quanto você pode e quer gastar

Primeiro você deve pensar em quanto pode gastar. Afinal, a tomada de decisão precisa ser "pé no chão".

Habilidades de relacionamento

Avalie também sua habilidade com relacionamentos. Se você gosta de ter seu canto e odeia que invadam seu espaço, uma república ou casa de estudantes será uma verdadeira tortura.

Lembre-se, será sua casa nos próximos meses, você precisa estar muito a vontade e tranquilo, afinal enfrentar uma semana de provas atucanado com seus colegas de quarto é pedir para ser reprovado, pelos colegas - porque você se tornará um chato - e pelos professores que não vão aprovar seu rendimento.

O que você está procurando

Leve em conta seu perfil. Se você é festeiro e adora reunir amigos, procure parceiros que tenham estas características. Se você é mais na sua, gosta de estudar e precisa de silêncio, não vai convidar o cara que tem uma banda para morar com você. Estresse na certa.

Localização

Isso é fundamental para quem vem para uma capital ou cidade considerada grande. Morar perto é a dica mais preciosa. Você economiza tempo, não fica tão cansado e terá mais qualidade de vida.

Procure morar perto da faculdade, se você puder ir a pé será perfeito. 

Procure locais fáceis de chegar, assim fica tranquilo de pedir aquela carona amiga.

Morar perto de avenidas principais também ajuda muito na locomoção.

More perto de terminais de ônibus. Consulte quais ônibus passam perto de onde você quer morar. Quanto mais linhas de ônibus, menos tempo "mofando na parada".

Com quem morar?

República de estudantes ou casa de estudantes

É para quem não tem problemas em dividir espaços, quartos, geladeira. Será um grande teste de convivência e uma ótima experiência. Com certeza você vai aprender muito, mas precisará se integrar ao ambiente, afinal é completamente diferente da casa dos pais. Pessoas diferentes, com hábitos diferentes, comportamentos diferentes. Se você não tem paciência para aceitar as pessoas como são, talvez tenha problemas.

Comprar apartamento

É uma opção para quem tem condições porém, talvez não seja a melhor no primeiro ano da faculdade. Conheça a cidade antes, vejas os bairros com maior facilidade de acesso. Veja onde estão as empresas do seu segmento. Depois disso, comece a procurar o imóvel para comprar.

Morar com um parente

É uma opção mais barata e vantajosa. Vale muito no primeiro ano, onde você vai conhecer a cidade e ir se adaptando a ela. Ter alguém para trocar ideia e perguntar onde ficam as coisa, que ônibus pegar será uma ajuda valiosa.

Se der certo a relação com o parente, fique por lá. Mesmo que você colabore com um aluguel para ajudar nas despesas, será uma opção muito barata em comparação com as demais.
Dividir um imóvel alugado

Escolha pessoas que combinem com você. Se tiver amigos ou conhecidos dispostos a dividir o imóvel, invista neles. Se não, comece sua pesquisa e encontre seus novos parceiros. Peça referências, converse com a pessoa e pronto. Logo você terá novos amigos.

Evite imóvel muito pequeno, se for um grupo grande, procure imóveis maiores, mesmo que sejam mais caros, a divisão pode caber no bolso de vocês. E é importante que cada um tenha seu espaço para evitar conflitos e aumentar o conforto. Só porque você é estudante não precisa viver empilhado.

É importante um espaço para estudos e outro, separado, para convivência. Em um grupo maior de moradores, é mais importante ainda. Pense nisso na sua escolha.

Morar sozinho

É bom por um lado, pois você terá todo o conforto e decidirá sozinho as regras do apartamento. No entanto, não terás com quem conviver e pegar as dicas sobre a cidade ou mesmo trocar ideias. Se você cresceu com família grande e casa movimentada, pode estranhar a tranquilidade de morar sozinho.


Dicas finais

Todos os pontos levantados no artigo variam de pessoa para pessoa. Queremos salientar a importância de uma avaliação de nossas necessidades antes de fazer a escolha. Para que ela seja consciente e torne-se uma experiência positiva.


Ah, mais uma coisa, para alugar um imóvel você precisará de fiador e fará um contrato de um ano. Se ficar menos tempo, pagará uma multa de quebra de contrato. Por isso é importante pensar bem no que procura para evitar essas inconveniências.

Tem outras dicas? Conte suas experiências ali nos comentários.
Já sabe o que quer? Corra lá pro Tá Tri Imóveis e encontre o apartamento perfeito para você.

Gostou do artigo e do site? Divulgue para seus amigos!

Deixe uma mensagem